A Deutsche Post Towers em Bonn, Alemanha, recebeu o 10 Year Award do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH). Projetada por Murphy/Jahn e concluída em 2002, a Post Tower foi um projeto pioneiro ao introduzir elementos de alto desempenho para criar um ambiente de escritórios mais eficiente e agradável, e foi agora reconhecida através desse prêmio que celebra o valor e o desempenho comprovados em edifícios em altura após um período de 10 anos de funcionamento. Saiba mais a seguir sobre o edifício vencedor.
Composta por dois volumes elípticos que envolvem um átrio central, a forma trabalha para minimizar os efeitos negativos do vento e enquadrar vistas do entorno. A edificação conta com uma pele dupla e uma fachada operável que facilita a ventilação e dispensa a necessidade de equipamentos de ventilação mecânica comuns em grandes edifícios. Essa inteligente escolha de projeto faz com que o edifício consuma 79% menos energia e acrescenta, ainda, a vantagem de agradáveis jardins internos.
A presidente do júri, Jeanne Gang, fundadora do Studio Gang Architects, descreve o edifício como "uma primeira pedra de toque no projeto sustentável de torres." O edifício em si serve como um modelo para a tipologia sustentável em altura, como apontou o jurado do prêmio e diretor administrativo do OMA, David Gianotten: "o edifício mudou o modo como vemos a fachada e o projeto de escritórios até hoje. Ele se tornou um ícone sustentável exemplar da arquitetura contemporânea."
Francisco Gonzalez-Pulido, presidente do JAHN, Dr. Hans-Dieter Petram, ex- membro do conselho do Deutsche Post DHL e Mr. Marvin Larger, diretor da Real Estate Americas, receberam o prêmio no Simpósio Anual de Premiação do CTBUH, que aconteceu no Illinois Institute of Technology (IIT), em Chicago.